Galeria Nacional de Arte - Washington D.C.


Giovanni di Domenico - A Virgem Anunciada (1498/1503). Vitral policromado, 1,99 x 78,8 cm
Cálice do abade Suger de Saint-Denis. França, séc. XII. Na realidade trata-se de um vaso sardônico (séulos I-II a.C.), onde o abade colocou uma base de prata, adornando com filigranas de pedras preciosas, pérolas e cristais. Alt. 18,4 cm

    A  ational Gallery of Art (Galeria Nacional de Arte) de Washington está localizada no National Mall em Washington, D.C., nos Estados Unidos da América. O museu foi fundado em 1937 por uma ata do Congresso dos EUA. O colecionador Andrew W. Mellon criou um fundo para a sua construção e doou a sua coleção de arte, sendo seguido por Samuel H. Kress, que contribuiu com uma original coleção de arte italiana e mais 2.000 esculturas, pinturas, arte decorativa e porcelanas. Como resultado de legados como esses, a National Gallery hoje alberga uma das maiores e melhores coleções de pintura e escultura ocidentais no mundo.
Cálice do abade Suger de Saint-Denis. França, séc. XII. Na realidade trata-se de um vaso sardônico (séulos I-II a.C.), onde o abade colocou uma base de prata, adornando com filigranas de pedras preciosas, pérolas e cristais. Alt. 18,4 cm
    Mas, tudo começou antes, no começo da década de 1920, quando o financiador e colecionador de arte Andrew W. Mellon começou a reunir uma coleção de pinturas e esculturas antigas com a intenção de dotar o país com uma galeria de arte nacional. Em dezembro de 1936, Andrew, industrial e financeiro de Pittsburg, expressou seu desejo de doar à nação sua espetacular coleção de arte, que incluía obras de Rafael, Bellini, Constable, Van Dick e Rembrandt, através de carta dirigida ao presidente Franklin D. Roosevelt onde indicava a forma desses tesouros passarem a ser "propriedade do povo". Entretanto, somente após a sua morte, em 1937, o Congresso aprovou a resolução que autorizava a criação de fundos, fornecidos através da AW Mellon Educacional e Charitable Trust, e aprovou a construção de um museu sobre a National Mall.
   Aos quadros e esculturas de Mellon juntaram-se importantes coleções de outros doadores (Samuel H. Kress, Chester Dale, Joseph E. Widener, Lessing J. Rosenwald, Edgar William, Bernice e Chrysler Garbisch), que vieram a constituir o núcleo inicial da coleção permanente do National Gallery of Art de Washington. A criação da Galeria Nacional incentivou a doação de outros importantes acervos de arte por certo número de doadores privados. 

Claude Lorrain - Paisagem de Arcádia / O julgamento de Paris - detalhe (1645/1646). Ost 1,12 x 1
   A evolução do museu tem sido um trabalho apaixonado, inspirado nos ideais filantrópicos e democráticas do povo norte-americano. O edifício original, de estilo neoclássico, conhecido hoje como o "Edifício Oeste", foi desenhado por John Russel Pope, arquiteto que também projetou o Memorial Jefferson. A nova estrutura foi concluída e aceita pelo presidente Roosevelt, em nome do povo norte-americano, em 17 de março de 1941. No momento da sua criação foi a maior estrutura em mármore do mundo. O museu fica na área da antiga estação ferroviária da Sexta Street, mais conhecido por ser o local onde o 20º presidente James Garfield foi filmado em 1881 por um gabinete de candidatos.
   Em 1941, a National Gallery abriu as suas portas com uma elegante figura de Mercúrio em sua entrada, convidando seus visitantes. Desde então Mercúrio testemunhou a passagem de dezenas de milhões de pessoas. Uma lei  do Congresso estabeleceu entrada gratuita para o museu. Na primavera de 1978, também financiado pela família Mellon, foi inaugurado um novo edifício para abrigar a crescente coleção de obras de arte do século XX, aumentando o espaço do museu, abrindo novas oficinas e um centro de estudos.
Foi o famoso arquiteto I. M. Pei quem detectou a necessidade de projetar um museu de arte moderna, numa forma que literalmente abraçasse o público. O Edifício Leste foi construído na década de 1970, em grande parte no restante do terreno deixado ao longo do prédio original. Desenhado por Pei, a estrutura contemporânea foi concluída em 1978, e foi aberta no dia 1 de junho do mesmo ano pelo presidente Jimmy Carter. O novo edifício foi construído para abrigar o Museu da coleção de pinturas modernas, desenhos, esculturas e gravuras, além de centros de estudo, de pesquisa e escritórios. O projeto recebeu um National Honor Award do Instituto Americano de Arquitetos em 1981.
Fra Angélico e Filippo Lippi - Adoração dos Reis Magos (C.1445). Têmpera dobre madeira, Diâm: 1,37 m. A pinrura em forma redonda, pouco comum, ajuda a criar uma sensação de dinamismo na afluência de personagens que se acercam da manjedoura desde a montanha. Trata-se de uma cabana simples, um emblema da origem de toda a arquitetura clássica, segundo o famoso tratado de antigo arquiteto romano Vitrúbio. O trabalho em si é um compendio de arquittura de acordo com a interpretação de Fra Angélico, desde os muros da cidade até às casas do terraço ao fundo
   Além do West Building (Edifício Oeste), a Galeria Nacional de Arte compreende dois prédios vizinhos, conectados por um sistema de passagens subterrâneas. O "Edifício Oeste" é o mais antigo; foi projetado em estilo neoclássico e em forma de "H". O hall central foi inspirado no Panteão de Roma. O prédio abriga as coleções de arte mais antigas da National Gallery. Em contrapartida, o East Building (Edifício Leste) é o mais moderno e apresenta um design triangular. Obra do arquiteto  I. M. Pei, o East Building é composto por dois prédios triangulares, sendo o prédio menor voltado para a área de estudos.
"Muitas das obras reunidas na Galeria Nacional de Arte não só ilustram a evolução dos diferentes movimentos e estilos da história da arte, mas também representam a força das emoções humanas universais e experiências que transcenderam o tempo eo espaço." (Martha Richler, colaboradora do museu e autora do livro "Um Mundo de Arte", sobre o museu).
Leonardo da Vinci - Ginebra de Benci  (C. 1474). Óleo sobre madeira, 38,8 x 36, 7 cm. Até o final do século XV, a maioria dos quadros na Itália eram pintados com têmpera - gema de ovo misturada com pigmentos - sobre madeira. Da Vinci foi um dos pioneiros na pintura a óleo. A maestria do pintor com a nova técnica pode ser vista em seu retrato Ginebra de 'Benci, pintado por volta 1474. A névoa azul da paisagem distante acrescenta uma quietude  misteriosa ao quadro. A mata de zimbro ao fundo é resultado de uma cuidadosa observação da natureza, e a escolha da árvore é um jogo de palavras, em homenagem a Ginebra, pois em italiano "ginepro" significa zimbro
Entre os tesouros da Galeria Nacional de Arte estão obras monumentais de renascentistas italianos, cintilantes paisagens dos impressionistas franceses e robustas "pinturas de ação" de impressionismo abstrato novaiorquino.
   Além disso, a National Gallery of Art é o sexto museu de arte mais visitado do mundo. Seu acervo está exposto em ordem cronológica, e dessa forma deve ser visitado. No maravilhoso edifício neoclássico (West Building) estão expostas as coleções mais antigas, como a arte italiana dos séculos XII ao XV, nas galerias de número 1 a 13. As obras italianas, francesas e espanholas do século XVI podem ser apreciadas nas salas 17 a 28. As galerias 29, 34, 36 e 37 expõem as coleções de arte italianas, francesas e espanholas dos séculos XVII e XVIII. A arte dos Países Baixos e da Alemanha dos séculos XV e XVI estão nas galerias 35, 35A, 38 e 41A. As obras holandesas e flamengas do século XVII são mostradas nas salas 42 a 51 e no Lobby B. A galeria 52 exibe a arte espanhola do século XVIII e XIX. As obras francesas do século XVIII e começo do XIX estão nas galerias 53 a 56, enquanto as francesas a partir do segundo quartel do século XIX estão nas galerias 80 a 93. A arte britânica fica localizada nas salas 57, 59 e 61, e a arte americana nas galerias 60, 60B, 62 e 71. Ainda no Edifício Oeste, as salas 72 a 79 estão destinadas a exibições especiais.
Rafael - A Madona de Alba (C.1510). Óst sobre madeira, Diâm: 94,5 cm


   No East Building (Edifício Leste) estão expostas as obras de arte moderna e contemporânea, no térreo e no piso superior. Nas galerias G22, G23 e G29 são mostrados desenhos e impressos. As fotografias estão nas salas G30 a G34. A arte decorativa e pinturas americanas estão expostas nas galerias G42 e G43, enquanto pinturas medievais, renascentistas e barrocas, e ainda arte decorativa, ficam em exposição nas salas G10, G14 e G19. As esculturas holandesas, alemãs, flamengas e italianas, junto com a arte decorativa dos séculos XVII e XVIII estão nas galerias G11 a G 13. As esculturas francesas dos séculos XIX/XX são expostas nas salas G1 a G9. Nas galerias G20A e G20C fica a coleção de porcelanas chinesas. No jardim das esculturas estão espalhadas obras feitas a partir de 1867 até 2013, de diversos artistas, como Joan Miro, Tony Smith, Joel Shapiro, Barry Flanagan, Alexander Calder e Hector Guimard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário